quarta-feira, setembro 26, 2007

Receitas de massa de biscuit caseira

Receita de biscuit aromatizado

2 xícaras de chá de cola branca rótulo azul( ou POLYCOL EXTRA BISCUIT, CASCOREZ PORCELANA FRIA)
3 xícaras de chá de amido de milho
3 colheres de sopa de vaselina líquida ou óleo de cozinha
3 colheres de sopa de vinagre branco ou suco de limão
1 ou duas colheres de essência a base de água
2 colheres de sopa de creme para as mãos ( não gorduroso)
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e leve ao microondas por três minutos na potência alta.

Sove a massa até ficar homogenia, enrole em um saco plastico e deixe descansar, de um dia para o outro e pronto ela ela terá um cheireinho especial.

Dicas: Se você fizer potes ou outro objeto da moranguinho por exemplo terá o cheirinho de morango e de fizer flores elas poderam ter cheirinho de flor também, é só usar a imaginação.

Massa de biscuit com água
Receita de massa de biscuit com água (rende mais)
2 xícaras de chá de cola branca com rótulo azul( ou POLYCOL EXTRA BISCUIT, CASCOREZ PORCELANA FRIA ou outra cola própria para biscuit)

3 xícaras de chá de amido de milho
3 colheres de sopa de vaselina líquida ou óleo de cozinha
3 colheres de sopa de vinagre branco ou suco de limão
1/2 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de creme para as mãos sem silicone ( não gorduroso)
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e leve ao microondas por três minutos na potência alta.

Sove a massa até ficar homogenia, enrole em um saco plastico e deixe descansar, de um dia para o outro e pronto ela rende muito mais e a textura é a mesma.

Massa de biscuit com maizena
Material
2 xícaras de chá de Maizena
2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul)
1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)
2 colheres de sopa de vaselina líquida
1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento anti-aderente (para fogão)
Colher de pau
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso.

Mexa bem, até dissolver completamente a Maizena.
Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima.
Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual.
Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xícara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado. Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente.
Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado.
Sove a massa por vários minutos seguidos. Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.
Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar. Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.

Como preparar a massa no fogão

Misture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais.
Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa.
Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente.
Acondicione-a num saquinho plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.

Para tingir
Com cores fortes de tinta a óleo
Faça um rolinho de massa com as mãos e adicione um pouquinho de tinta a óleo na cor desejada.
Manuseie bem a massa até que fique colorida por igual.
Se necessário, acrescente mais tinta, até alcançar a tonalidade desejada.
Tonalidades pastel
Utilize uma pequena quantidade de tinta a óleo ou tinta para tecido na cor desejada e adicione tinta a óleo na cor branco de titânio para suavizar a tonalidade e evitar que o trabalho pronto fique transparente.
Manuseie bem, até que a massa fique colorida por igual.

O vermelho
Para obter massa vermelha, nós indicamos o uso de corante universal, vendido em bisnagas em todas as lojas de tintas do País.
A tinta a óleo vermelha tem um pigmento que modifica a consistência da massa, prejudicando o resultado do trabalho.
Para tingir a massa com corante, adicione uma pequena quantidade e manuseie até que fique colorida de forma homogênea.
Se necessário, acrescente mais algumas gotas de corante até obter o tom de vermelho desejado.

Dicas essenciais
O segredo de uma boa textura está em sovar a massa enquanto ainda estiver bem quente, utilizando apenas a quantidade de creme para mãos indicada na receita: 1 colher de sopa.
A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.
Quando estiver trabalhando, mantenha toda a massa que não estiver sendo utilizada recoberta por um plástico ou por filme de cozinha, para que não resseque. Esta dica vale também para tiras, trançados e massa que você não estiver utilizando naquele momento.
Deixe para tingir a massa na hora de usá-la.

Evite guardar grandes quantidades já tingida pois as massas tingidas endurecem mais rapido.
Muito importante: se você trabalha com crianças, não deixe que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na. A cola utilizada tem baixo grau de toxicidade mas, mesmo assim, não deve ser ingerida.


Dúvidas mais frequentes sobre a massa de biscuit
1. Qualquer cola branca pode ser utilizada na receita ? Não, pois o resultado não é o mesmo.

2. Minha massa fica dura (ou mole) demais e difícil de trabalhar, por quê ? A massa de biscuit quando passa do ponto além de endurecer, fica emborrachada. Quando não está no ponto, fica mole e pegajosa. Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela, ainda exista um pouco de cola no fundo, com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mãos não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a em um saco plástico imediatamente.

3. Quando faço a massa de biscuit no fogão, ela fica cheia de grumos, por quê ? Em primeiro lugar, misture muito bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos), dissolvendo bem a maisena, antes de levar ao fogo. Ao cozinhar, cuidado para que as sobras que muitas vezes se alojam nas bordas da panela, não se incorporem à massa, causando assim esses grumos.
4. Posso usar um creme para mãos que contenha gordura ? Não, o creme com gordura deixa a massa esfarelada ou mole.


5. Quando colocamos a massa de biscuit ainda quente no saco plástico este apresenta gotículas de água. O que devemos fazer ? Devemos trocar o saco e enxugar a massa com pano limpo quantas vezes esse problema se apresentar.

6. Eu posso guardar a massa de biscuit na geladeira ? A massa se conserva bem armazenada em sacos plásticos bem fechados, mas se na sua região o clima ou a temperatura estiver muito quente aconselha-se a colocar na geladeira.

7. Como devo proceder quando a massa pronta e embalada cria uma camada de bolor ? A massa fica com uma camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme. Se o clima da sua região for muito quente, pode-se armazenar a massa na geladeira.

8. Quanto tempo dura a massa de biscuit ? A massa bem embalada em saco plástico herméticamente fechado dura de 30 a 45 dias.

9. Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la ? Você pode reaproveitar, juntando à essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal. Sove-a novamente, e embrulhe-a no saco plástico.

10. Quando estamos trabalhando com a massa de biscuit, qual a precaução que devemos ter para que ela não resseque ? Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la.

11. Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente ? Ao fazer modelagem, principalmente de bolinhas, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.

12. Quais tintas podem ser utilizadas para tingir a massa ? Pode-se usar tinta à óleo para tela, tinta para tecido (para obter cores claras) e corante para látex.

13. Qual é o verniz que pode ser aplicado para dar acabamento ao biscuit ? Dependendo do trabalho feito, deixe a peça secar e aplique verniz geral, vitral, madrepérola ou goma laca.

14. Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece ? Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer depois do trabalho seco.

15. Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente ? Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio (de acordo com a quantidade a ser tingida), porque o mesmo deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.

16. Quanto tempo demora para secar uma peça de biscuit ? A secagem depende do tamanho do trabalho.

17. Por que o trabalho, ao secar, empena deixando a peça torta ? Quando trabalhamos com peças lisas e grandes, devemos deixá-las secar com um peso em cima (lista telefônica por exemplo), para não deformar a peça. A massa de biscuit ao secar encolhe aproximadamente 20%.

18. Como acelerar o processo de secagem das peças em biscuit ? O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outros métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalhos com espessuras.

Receitas e dicas fornecidas pela amiga Beatriz.